Terrorismo no mercado do arroz
Autoria: Marco Aurélio Marques Tavares – Administrador de empresas e arrozeiro no Litoral Norte.
Com apenas 11,3% da área colhida no RS, segundo dados do Irga, os preços do arroz em casca despencam e preocupam os produtores. Com uma safra projetada em torno de 12 milhões de toneladas no Brasil e em torno de 8,4 milhões no RS, e portanto, uma safra dentro da normalidade e compatível com o consumo, o mercado do arroz em casca apresenta, atualmente, elevado grau de especulação baixista.
No Litoral Norte, com 16,2% da área colhida e com a produção até o momento de 190 mil toneladas, as cotações despencaram R$ 10,00 nas últimas três semanas ou quase 20%!!!!
A quem interessa esse terrorismo?
No meu entendimento, a indústria simplesmente está sinalizando ao varejo um volume de safra irreal e se mostrando totalmente refém do seu comprador e também, com a queda dos preços, definir o preço de liquidação dos seus financiados que fatalmente não cobrirá os custos de produção e tampouco o consumidor final se beneficiará dessa situação.
Entendo ser um momento grave, pois a poucas semanas os agentes de mercado sinalizavam um ano safra com oferta e demanda ajustadas e uma conjuntura de mercado mais equilibrada. Portanto, providências devem ser tomadas e revistas pelas entidades do setor.