UE vai eliminar tarifas para produtos de ex-colônias a partir de 2008
Para o arroz, a liberação poderá ocorrer somente “em alguns anos”, explicou o comissário, que destacou que o prazo final ainda não foi definido.
A União Européia (UE) anunciou hoje que irá acabar, a partir de janeiro de 2008, com as cotas e tarifas de importação para produtos importados das ex-colônias da África, Caribe e região do Pacífico. A medida é um esforço da Europa para concluir acordos de livre comércio com as ex-colônias.
– Ao remover as tarifas remanescentes e cotas para todas as ex-colônias criamos oportunidades para estas economias – disse o comissário para comércio europeu, Peter Mandelson.
A medida em vigor inclui todos os produtos, inclusive agrícolas, mas exclui armas.
Entretanto, os produtores de açúcar e arroz destes países terão que esperar para ter completo acesso ao mercado europeu, segundo a Comissão Européia, órgão executivo da União Européia (UE). A oferta européia para entrada de açúcar sem tarifa deve ocorrer em 2015.
Para o arroz, a liberação poderá ocorrer somente “em alguns anos”, explicou o comissário, que destacou que o prazo final ainda não foi definido.
A oferta exclui a África do Sul, “onde um grande número de produtos competitivos globalmente continua a pagar tarifa de importação”, informou a comissão.
Entretanto, a Organização Mundial do Comércio (OMC) considera o tratamento ilegal. Para a OMC, o bloco europeu precisa refazer o acordo com as ex-colônias até 2008.