Uruguai vendeu sua produção de arroz 22/23

 Uruguai vendeu sua produção de arroz 22/23

(Por Pablo Antúnez, Rurales  El País) O mundo precisa de arroz e as alterações climáticas estão afetando vários países que produzem um cereal básico na dieta e cultura de muitas nações.
O presidente da Associação dos Cultivadores de Arroz do Uruguai (ACA), Alfredo Lago, disse ao Rurales El País que “o Uruguai vendeu toda a sua colheita de arroz”.

O Uruguai plantou um total de 159,7 mil hectares em 2022/23, com produtividade de 9 mil quilos por hectare e produção de 1,4 milhão de toneladas. É o principal exportador de arroz da América Latina e ocupa o sexto lugar entre os exportadores mundiais. Mais de 90% do arroz produzido é exportado. A autorização do Equador para o arroz, entre outros produtos, foi essencial para aumentar as exportações.

“Nos últimos dois meses houve uma enorme procura de arroz devido a tudo o que aconteceu na região da Índia”, observou Lago.

A Índia é responsável por aproximadamente 40% das exportações globais de arroz e das exportações para mais de 150 países. Devido aos problemas climáticos, teve como objetivo garantir a alimentação da sua população, abrindo espaço no mercado mundial.

“As previsões do El Niño que estão sendo feitas para a nossa região são sinônimos de chuva, mas onde o arroz é produzido na Ásia é um ano seco. Há muita preocupação por parte dos governos em ter alimentos para alcançar a segurança alimentar. Essas restrições às vendas de arroz por parte de alguns produtores geraram aumentos de preços no mercado mundial”, explicou o dirigente da ACA, sindicato que reúne os produtores uruguaios de arroz.

“Os negócios com o Equador possibilitaram boas vendas. Estamos num momento de boa valorização das exportações, porque houve uma boa capacidade de geração de negócios”, comentou o produtor e sindicalista.

Chuvas

Por outro lado, além das chuvas, o setor continua complicado diante da próxima semeadura.

“Precisamos de um setembro que venha com registros contínuos de chuvas e com chuvas significativas que escorrem. Há barragens que estão acima de 80% da sua capacidade, mas há outras como a India Muerta que continuam com 15% da sua capacidade”, explicou Lago. O setor arrozeiro semeia a área que pode irrigar em cada safra, porque no Uruguai se planta arroz irrigado.

No Uruguai, estima-se um volume de água de 11.000 a 14.000 m3/ha para irrigar a cultura por aproximadamente 100 dias.

ACA na reunião FLAR

A Associação dos Produtores de Arroz (ACA) participa em Medellín (Colômbia) da LIV Reunião do Comitê Administrativo do Fundo Latino-Americano para o Arroz Irrigado (FLAR), junto com representantes de outros 11 países. Lago, é presidente do Comitê Administrativo e representante oficial da ACA

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter