Vendas à vista
Apex Brasil e Abiarroz
atraem compradores
para negócios no Brasil
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A estratégia do projeto Brazilian Rice, tocado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e Apex-Brasil, além de mostrar o produto nacional e aproximar vendedores locais de compradores em feiras e missões, também está conseguindo atrair empresários interessados no cereal brasileiro para conhecerem a cadeia produtiva do arroz nacional. Desta maneira, um grupo de seis compradores de grandes empresas importadoras mundiais realizou visitas à estrutura da cadeia produtiva no Rio Grande do Sul no início de novembro. O resultado da visita é ótimo: a sinalização de compras que devem gerar 7,5 milhões de dólares em negócios nos próximos 12 meses.
O grupo teve representantes da Holanda (2), Estados Unidos (1), Chile (2) e Reino Unido (1). Gustavo Ludwig, gerente do Brazilian Rice, destaca que a escolha dos compradores foi pautada por critérios como potencial de importação e abertura de relações com a indústria do Brasil. “Nossa seleção identificou grandes compradores que ainda não conheciam muito do arroz brasileiro e que poderiam iniciar negócios com a indústria orizícola nacional”, menciona.
Joyce Tang, compradora da companhia holandesa Van Sillevoldt Risjt, braço da gigante francesa Marbor, com atuação na distribuição global de arroz, disse: “Começamos a comprar arroz brasileiro há apenas dois meses. Acreditamos que essa viagem possa ser uma excelente oportunidade de ampliarmos nossas relações”. Sua opinião é compartilhada por Fernando Arenillas, da distribuidora chilena Arenillas, que aposta na proximidade de Brasil e Chile como um diferencial para o aprimoramento das tratativas comerciais entre os dois países no que diz respeito ao arroz.
Além de visitas às indústrias e centros de pesquisas, os compradores se reuniram com 20 empresas, o que gerou US$ 270 mil em negócios imediatos. “A projeção é muito favorável”, considera Ludwig.