Venezuelanos conhecem tecnologia gaúcha na lavoura
O manejo correto da cultura, que está colocando o Estado entre as maiores produtividades da América Latina, também foi abordado durante a visita.
Um grupo formado por 22 produtores de arroz da Venezuela visitou a Estação Experimental do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) nesta quarta-feira (17). Os venezuelanos conheceram a produção gaúcha de arroz e os sistemas de implantação de lavouras. O manejo correto da cultura, que está colocando o Estado entre as maiores produtividades da América Latina, também foi abordado durante a visita.
Os arrozeiros vieram da Província do Estado da Portuguesa, principal região
produtora dos venezuelanos. Eles devem visitar, ainda, áreas orizícolas em
fazendas de Camaquã e Capivari do Sul. Nesta safra, a Venezuela teve uma
produção de 722 mil toneladas de arroz. Em uma área de 165 mil hectares, os
produtores alcançaram uma produtividade de 4,37 mil quilos por hectare. Em
contrapartida, o Rio Grande do Sul tem rendimentos próximos de 7 mil quilos por hectare e uma área cultivada de 1,038 milhão de hectares.
Apesar de produzirem menos, eles consomem mais que os gaúchos. Conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o consumo do cereal aumentou em 17,6% nos últimos seis anos. A previsão para 2007 é um consumo per capta de 20 quilos por habitante de arroz beneficiado. O país, cuja capital é Caracas, tem 25,6 milhões de habitantes.