Vietnã ganha prêmio de melhor arroz do mundo. Tailândia não chega ao Top 3
(Por Planeta Arroz) O Vietnã mais uma vez superou a Tailândia no título de melhor arroz do mundo, concedido na Conferência Internacional Mundial do Arroz, realizada de 28 a 30 de novembro em Cebu, nas Filipinas.
O presidente da Associação dos Exportadores de Arroz da Tailândia, Chookiat Ophaswongse, disse que a variedade de arroz ST25 do Vietnã foi reconhecida como o melhor arroz do mundo este ano, superando 30 variedades de arroz de vários países.
Este ano a Tailândia não participou do concurso em todas as categorias de tipo de arroz, embora o arroz tailandês tenha sido amplamente reconhecido pela sua alta qualidade, padrões e entrega pontual em competições anteriores.
De acordo com o relatório do Rice Trader (TRT), apenas variedades de arroz do Camboja, da Índia e do Vietnã chegaram ao top três.
A cultivar do Vietnã, desenvolvida por uma empresa privada vietnamita, recebeu aclamação unânime de todos os chefs, segundo o relatório. O arroz Hom Mali 105 da Tailândia ganhou o título de melhor arroz do mundo por dois anos consecutivos em 2020 e 2021. No entanto, em 2022, o arroz Phka Rumduol do Camboja conseguiu ultrapassar Hom Mali, ganhando o título de “Melhor Arroz do Mundo” em 2022. Este é o segundo ano consecutivo em que o arroz tailandês não conseguiu garantir um prémio na competição mundial de arroz.