Zonas arrozeiras esperam nova chuva para finalizar plantio do grão e da soja

 Zonas arrozeiras esperam nova chuva para finalizar plantio do grão e da soja

Nos próximos sete dias há possibilidade de chuva expressiva no Norte do RS.

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS OCORRIDAS NA SEMANA DE 29/10 A 04/11/2020

A última semana permaneceu com pouca chuva e temperaturas amenas no RS. Na quinta-feira (29), ainda ocorreu grande variação de nuvens, com chuvas fracas e isoladas na Zona Sul, região Metropolitana, Litoral e na Serra do Nordeste. Na sexta (30), a presença de uma massa de ar seco afastou a nebulosidade, mas ainda foram registrados chuviscos/garoas nos setores Leste e Norte do Estado. No sábado (31/10), o tempo seco, com temperaturas amenas predominou em todas as regiões.

No domingo (01/11), o ingresso de áreas de instabilidade provocou pancadas de chuva nas faixas Norte e Nordeste, mas no decorrer do dia o sol predominou em todo Estado. Entre a segunda (02) e quarta-feira (04), o tempo firme, com grande amplitude térmica, prevaleceu no RS, com temperaturas amenas no período noturno e valores mais elevados durante o dia, e somente no Leste gaúcho foram observadas
chuvas fracas e isoladas.

Os volumes acumulados de chuva foram muito baixos e na maioria das localidades do Estado não choveu. Somente na Serra do Nordeste e no Planalto os volumes oscilaram entre 5 e 10 mm e excederam 20 mm em alguns municípios. Os totais mais significativos da rede de estações INMET/SEAPDR foram coletados em Canela (13 mm), Lagoa Vermelha (26 mm) e Passo Fundo (33 mm).

A temperatura máxima foi registrada em 03/11 em Santa Rosa (30,6°C) e a mínima
ocorreu em Bagé em (6,0°C) em 04/11.

PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA A SEMANA DE 05 A 11/11/2020

Nos próximos sete dias há possibilidade de chuva expressiva no Norte do RS. Entre a quinta-feira (05) e o domingo (08), o tempo permanecerá seco, com grande amplitude térmica na maioria das regiões, somente na Zona Sul, região Metropolitana, Litoral e Serra do Nordeste ocorrerá maior variação de nuvens e há possibilidade de chuvas fracas e isoladas.

Na segunda (09), terça (10) e quarta-feira (11), a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) favorecerá a formação de nebulosidade e provocará chuva, principalmente na metade Norte, com possibilidade de temporais isolados no Planalto e na Serra do Nordeste.

Os totais previstos são baixos e deverão oscilar entre 5 e 10 mm na maioria das regiões. No Alto Uruguai, Planalto, Serra do Nordeste e Litoral Norte, os volumes oscilarão entre 20 e 35 mm e poderão superar 45 mm nos Campos de Cima da Serra.

1 Comentário

  • Com barragens baixas, só soja irrigada q usa pouca água em relação ao arroz, inclusive na fronteira as chuvas estão escassas, e não comporta plantar arroz na maior parte pelo deficti hídrico.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter