1,27 milhão de motivos para sorrir

Safra catarinense deve ser 9,5% maior em 2025 para a produção de arroz

Santa Catarina deverá produzir cerca de 1,27 milhão de toneladas de arroz na safra que já está em fase de colheita. A estimativa é da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)/Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) e representa um aumento de 9,5% em relação à safra anterior. No estado, são cultivados cerca de 145 mil hectares do cereal, com a projeção de uma produtividade média de 8,73 toneladas por hectare. Segundo a analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, Glaucia Padrão, a colheita anterior foi prejudicada pelo excesso de chuvas, nebulosidade e pouca luz, o que é adverso ao melhor desenvolvimento das plantas. O coordenador do Programa Grãos da Epagri, Douglas de Oliveira, considera que, apesar de alguns problemas pontuais, como chuvas concentradas em grandes volumes, como no Litoral Norte, em alguns momentos, o clima foi muito mais favorável este ano.

A safra catarinense de arroz do ciclo 2024/25 encontra-se em fase de colheita. Estima-se que perto de três mil hectares haviam sido colhidos até o início de janeiro no Litoral Norte, onde o plantio ocorre mais cedo. Do que está no campo, aproximadamente 95% está em boas condições. “Espera-se que a produção seja 9,52% maior que a obtida na safra passada. Com área estável, o que explica o aumento da produção é a produtividade média, que deverá ser 9,85% maior em relação à safra passada, estimada, até o momento, em 8,73 toneladas por hectare”, resumiu.

Para esta safra, a expectativa é de que as lavouras se desenvolvam dentro da normalidade, com cultivares de alto potencial produtivo e investimento em tecnologia e melhorias de manejo, resultando nesse aumento de produtividade média e confirmando a tendência observada em anos anteriores. A expectativa é de safra com resultados favoráveis, haja vista as boas condições climáticas que têm permitido um bom desempenho das lavouras.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter