Irga levanta dados para contestar números da Conab
O Instituto Rio-Grandense do Arroz está reunindo dados para contestar o anúncio feito na semana passada pela Conab de que o Brasil colheria 12,4 mil toneladas de arroz e atingiria a autosuficiência.
A equipe de política setorial e assessores do Irga estão reunindo subsídios para contestar os números apresentados pela Conab na semana que passou indicando uma supersafra de arroz no Brasil. A Conab anunciou uma safra de 12,4 milhões de toneladas, o suficiente para atender a demanda nacional, indicando aumento de área e produtividade no Nordeste, em Mato Grosso e em Goiás.
Com o anúncio de quebra de 370 mil toneladas de arroz no Mato Grosso por causa das chuvas, de perdas em Santa Catarina causadas pela estiagem e um ano atípico no Nordeste, onde as enxurradas arrasaram lavouras inteiras e faltaram sementes para o plantio de boa parte das lavouras do Ceará, há indícios de defasagem nos dados da Conab.
O trabalho do Irga ainda não está concluído, por isso nenhum número foi projetado. Extra-oficialmente, o número trabalhado como mais próximo da realidade pela cadeia produtiva de arroz do Rio Grande do Sul é de uma produção nacional de 11,5 a 11,9 milhões de toneladas de arroz.