Tocantins celebra Ano Internacional do Arroz

Embora esteja perdendo espaço para a soja, arroz cortou o cerrado promovendo a agricultura no TO.

Base da culinária nacional, o arroz também figura como ingrediente principal nos pratos dos tocantinenses. Aqui, porém, o cereal que mereceu destaque dentro da programação da Organização das Nações Unidas este ano tem um plus a mais de importância. Suas lavouras desbravaram os cerrados do Tocantins e inauguraram as feições agrícolas do estado. Motivo pelo qual setores produtivos se articularam para comemorar, hoje, o Ano Internacional do Arroz, instituído pela ONU.

É verdade que o arroz vem perdendo espaço dentro das lavouras. Especialmente para a soja, que lidera agora o ranking de apostas, atraindo investidores de várias regiões do país. A condição de pioneiro, porém, faz a diferença e atrela o cereal ao desenvolvimento da agricultura do estado.

O arroz vem perdendo espaço, mas mantém boa performance dentro do quadro de produtividade agrícola. E ainda exibe reações, atestadas por órgão que monitoram as movimentações nos campos tocantinenses. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a colheita da safra 2003/2004 deve ser 7% maior do que a registrada ano passado.

Segundo o terceiro levantamento de intenção de safra realizado pela Conab, em 2003 os agricultores colheram 425,2 mil toneladas do grão no estado, número que deve saltar para a casa das 454,8 mil toneladas neste ano.

Mesmo com reação discreta, os produtores tocantinenses resolveram embarcar na onda mundial de celebrações em torno do arroz, comandadas pela Organização das Nações Unidas. Uma boa parcela deles estará hoje na Lagoa da Confusão, participando de um dia de campo, que contará com colheita e explicações técnicas sobre o plantio do grão e a produção desta safra.

O evento acontece a partir das 10h, na Fazenda Trindade, a 232 quilômetros de Palmas, no sudeste do Tocantins. Segundo informações divulgadas pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), na região de Lagoa da Confusão estão plantados 22 mil hectares de arroz e a previsão é de que sejam colhidas 1,8 mil sacas do grão.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter