Argentina comemora boa colheita
País vizinho já colheu 20% da safra e comemora produtividade superior a 6,5 mil quilos.
Na Argentina, depois de concluir 20% da colheita iniciada em março, a produção de arroz mostra rendimentos que oscilam entre 6,5 mil quilos por hectare e 8,5 mil quilos. Segundo dados do Governo argentino, são esperados melhores rendimentos para os lotes semeados no final de outubro.
O maior avanço na colheita tem se apresentado nas regiões de La Paz, Feliciano, Villaguay, San Salvador e Concordia, embora nos departamentos do sul do país as operações devam começar no meio da próxima semana. Segundo informações da associação dos cultivadores de arroz da Argentina, nesta região foram plantados 69.150 hectares de arroz, 31% a mais do que na safra anterior. Embora significativo o aumento, ainda ficou longe das 151.600 hectares registrados na safra 1998/99, um recorde regional.
Apesar dos bons resultados da colheita, especialistas brasileiros em mercado de arroz acreditam que a Argentina tende a reduzir as exportações para o Brasil e aumentar o consumo interno. O motivo é econômico. Com a grave crise econômica que vive a Argentina, em tese haveria uma tendência de aumentar a procura por arroz e outros produtos relativamente mais baratos do que os elaborados com trigo, base da alimentação daquele país. Se os argentinos estão mais pobres, é natural que sigam a tendência de reduzir custos e consumir mais arroz.