Governador Germano Rigotto abriu a 13ª Fenarroz

O governador Germano Rigotto presidiu hoje em Cachoeira do Sul (RS) a abertura da 13ª Feira Nacional do Arroz, um dos mais importantes eventos orizícolas da América Latina. No seu discurso, ele comemorou os resuldados da safra no Rio Grande do Sul.

O governador Germano Rigotto presidiu hoje em Cachoeira do Sul (RS) a abertura da 13ª Feira Nacional do Arroz, um dos mais importantes eventos orizícolas da América Latina. No seu discurso, Rigotto comemorou os resuldados da safra de arroz no Rio Grande do Sul, anunciando que este ano foram colhidos 6,3 milhões de toneladas do cereal, 34% a mais de arroz em relação ao ano passado.

Segundo o governador, a safra 2003/2004 foi 22% maior que a média das últimas três safras no Rio Grande do Sul. “Os resultados significam um incremento do valor bruto adicionado, em relação ao triênio anterior, de R$ 766 milhões ao produtor e R$ 1,1 bilhão à indústria”, comemorou Rigotto. Em um ano, a cadeia produtiva do arroz criou 230 mil novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos, informou o governador.

“São números positivos. O setor foi vitimado, ao longo dos últimos anos, por uma série de planos econômicos, que primeiro descapitalizou, depois, promoveu o endividamento. É preciso continuar trabalhando na recuperação de terreno e tempo perdidos”, disse Rigotto.

Rigotto destacou durante a abertura da feira o esforço que o Governo do Estado está imprimindo em busca do aumento da produtividade: “Queremos derrotar o arroz vermelho”, afirmou, ao falar sobre o programa Clearfield, sistema que elimina a principal invasora da lavoura de arroz, e o Projeto 10, trabalho que tem como meta a produção de 10 mil quilos de arroz por hectare cultivada.

O governador destacou ainda a importância do arroz na cadeia alimentar do planeta, afirmando que o cereal é responsável por 27% da vitamina e 22% da proteína consumida no mundo.

Rigotto participou da abertura da 13ª Fenarroz no Ginásio Dom Pedro I acompanhado dos secretários da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, e da Justiça e Segurança, José Otávio Germano, do presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, do presidente da Emater, Caio Rocha, do prefeito Pipa Germanos, e do presidente da Fenarroz, Érico Razzera.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter