Australiano será a estrela do Lavoura em Evolução

O programa de alta produtividade de arroz na Austrália pretende tornar aquele país num dos maiores exportadores do mundo em alguns anos.

O australiano Warwikc S. Clampett, um dos inspiradores do Projeto 10 e coordenador do programa de alta produtividade no arroz (Rice Check) da Austrália, será uma das grandes atrações da nona edição do Seminário Lavoura em Evolução. O evento acontece no Parque de Exposições de Dom Pedrito nesta sexta-feira e sábado.

Clampett, que agora é consultor em tecnologia para o arroz na Ásia, defende o intercâmbio de informações entre os produtores e a instalação de módulos-pilotos dentro das lavouras comerciais como forma de agilizar a transferência de tecnologias e favorecer a produtividade.

O vice-presidente da Federarroz, Valter José Pötter, que integra também a diretoria da Associação de Agricultores de Dom Pedrito, já acompanhou duas palestras de Clampett e esteve na Austrália visitando lavoura de arroz para conhecer a tecnologia. “Trata-se de um palestrante carismático, bastante prático e direto e, ainda, que tem um recado muito importante a dar para a lavoura gaúcha”, explica Pötter.

O programa de alta produtividade de arroz na Austrália pretende tornar aquele país num dos maiores exportadores do mundo em alguns anos. Como os arrozeiros gaúchos tomaram a decisão de também buscar este mercado a partir do domínio de tecnologia para alta produtividade, a Austrália pode tornar-se um grande competidor do Brasil futuramente.

O Rice Check teve algumas de suas práticas adaptadas no Brasil, será implantado na próxima safra chilena e está sendo levado à Tailândia sob supervisão do próprio Clampett. “Como está trabalhando na Ásia e conhece bem a Austrália, o pesquisador poderá nos apresentar um quadro muito claro do mercado internacional e das práticas e estratégias destas regiões de grande importância para o comércio mundial”, acrescenta Valter Pötter.

A palestra de Clampett deverá ser a mais concorrida do evento e
acontecerá no sábado, às 14h30min.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter