China: demanda do país deve superar produção em 2006
A demanda por arroz e trigo no próximo ano, porém, poderá atingir 195 milhões de toneladas e 105,5 milhões, respectivamente.
A China provavelmente enfrentará uma falta de grãos no ano que vem, já que a demanda deverá exceder a produção em 15 milhões de toneladas, informou o Ministro da Agricultura, Du Qinglin, de acordo com o jornal Peoples Daily.
A demanda por grãos deverá atingir 495 milhões de toneladas no ano que vem, segundo o ministro. A produção local de arroz e de trigo deste ano deverá atingir 182 milhões de toneladas e 97,5 milhões, respectivamente.
A demanda por arroz e trigo no próximo ano, porém, poderá atingir 195 milhões de toneladas e 105,5 milhões, respectivamente, de acordo com Du.
A produção de soja na China deverá ser 20 milhões de toneladas menor que a demanda estimada para 2006, ele disse, sem citar a produção deste ano e os números de demanda para o próximo.
A produção de milho deste ano poderá chegar aos 134,5 milhões de toneladas e provavelmente excederá a demanda. O ministro também não forneceu mais detalhes.
A demanda total por grãos na China crescerá 5% por ano no futuro, ele disse. Porém, a oferta interna de arroz e de trigo poderá atender o aumento na demanda por estes grãos futuramente.
A produção local de grãos tem aumentado nos últimos dois anos. A produção de grãos em 2004 cresceu 38,75 milhões e 14,55 milhões este ano. A área plantada com grãos na China também aumentou 4,67 milhões de hectares nos últimos dois anos.
Os fatores que contribuíram para o aumento na produção de grãos da China foram as políticas agrícolas, os novos e melhores métodos de plantio e as condições climáticas favoráveis. As informações são da Dow Jones.