Fundação Irga escolhe diretoria
Conselho da Fundação Irga reuniu-se nesta quarta-feira para eleger seus dirigentes.
O conselho gestor da Fundação Irga reuniu-se na tarde desta quarta-feira, em Porto Alegre, para escolher a sua primeira diretoria. O conselho é formado por 13 representantes e presidido pelo também presidente do Irga, o pesquisador Maurício Miguel Fischer, que idealizou a entidade há quase uma década e empenhou-se ao longo dos anos por sua criação.
O diretor-presidente da Fundação Irga é o conselheiro por Pelotas, Sérgio Fernandes, que será assessorado pelo diretor-administrativo Cláudio Evangelista Tavares (Tapes) e pelo diretor-técnico Cleomar Ereno (Alegrete). Esta diretoria já reuniu a documentação necessária e recebeu o parecer favorável do Ministério Público para o registro formal da fundação, que deve acontecer nos primeiros dias de agosto.
A Fundação Irga tem por objetivo ser uma instituição de apoio à pesquisa do arroz no Rio Grande do Sul, agilizando processos e facilitando o desenvolvimento de programas que busquem a competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva gaúcha, além da redução do impacto ambiental. Entre outras ações, a Fundação poderá assinar convênios e contratos que forneçam pessoal especializado, equipamentos e máquinas e tecnologias para a aceleração de processos de pesquisa que muitas vezes não evoluem por conta da burocracia, das normas e da falta de recursos e meios do poder público.