Procura por sementes de arroz dobra nas regiões Norte e Médio-norte do MT
As cultivares mais procuradas são Primavera, Curinga, Cirad 141 e Best 2000.
A procura por sementes de arroz na região Norte para esta safra está intensa. De acordo com o agrônomo Mairson Santana, gerente de uma revendedora em Sinop, a procura aumentou mais de 100% em relação à safra anterior.
– Está sendo surpreendente a grande procura para o plantio em areas velhas na regiçao de Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Campo Novo e Nova Mutum – explicou ele. As cultivares mais procuradas são Primavera, Curinga, Cirad 141 e Best 2000.
“Tem pouca semente fiscalizada no mercado e isso aumenta a procura. Ninguém quer ficar sem semente. Mas a maior dificuldade está no pagamento. Os produtores estão descapitalizados e falta dinheiro e crédito para comprar sementes, adubos, defensivos, óleo diesel”, ressalta o agrônomo. Segundo ele, muitos produtores estão negociando com as empresas para pagar na safra.
Ele ressaltou que o plantio em áreas velhas será intensificado, mas, por enquanto, os agricultores estão focados no plantio da soja, e procurando crédito para o plantio do arroz em novembro e dezembro. O interesse do produtor no plantio do arroz está baseado no bom preço que o produto está atingindo no mercado, aliado ao fato de ter um custo de produção bem menor que a soja.