Melão avança em área de arroz
Projeto incentiva cultivos alternativos na área rural de Dom Pedrito .
Produtores de Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, resolveram apostar em uma cultura pouco comum no Rio Grande do Sul. O plantio de melões está mudando a paisagem e aumentando a renda na zona rural do município.
Aos poucos, as lavouras de arroz e os extensos pastos usados para pecuária estão ganhando a companhia de uma fruta pouco comum no Estado: o melão.
– Tudo que vem a somar ajuda. Vamos continuar apostando na produção, com certeza – conta Gilberto Pfeifer Faria, 55 anos, que este ano vai colher 32 toneladas da fruta em uma área de um hectare.
Para conseguir essa produtividade, Faria usou 5 mil metros de canos para irrigar a lavoura. A irrigação é fundamental para um bom resultado. O produtor faz parte de um projeto que pretende diversificar a economia do município. A Associação de Fruticultores de Dom Pedrito reúne 26 produtores que buscam aumentar a renda. Cerca de 90% da produção é vendida para atacadistas de Porto Alegre e da Serra.
– A cada ano nos aperfeiçoamos mais – comemora Carlos Ambrózio, secretário executivo da associação.
O sucesso do cultivo foi tão grande que foi construído um packing house, espaço específico para alojar, separar e embalar a fruta, no qual trabalham 12 pessoas.
A iniciativa:
26 produtores
26 hectares de lavoura
800 toneladas produzidas
Preço do quilo: entre R$ 0,60 e R$ 0,75 (direto produtor)