Colheita da safra de grãos deve atingir cerca de 70% no fim do mês
O percentual de 70% abrange as culturas de verão.
Até o final deste mês, cerca de 70% da produção nacional de grãos 2006/07 devem estar colhidas, calcula o gerente de Levantamento e Avaliação de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eledon Pereira de Oliveira. Isso representará, destacou, 91 milhões de toneladas, das 131,1 milhões/t previstas para a temporada 2006/07, um novo recorde agrícola brasileiro.
O percentual de 70% abrange as culturas de verão. De acordo com Eledon, até o final de abril 95% da produção de soja, estimada em 58 milhões/t, estará colhida. Já a colheita de milho 1ª safra, calculada em 36,6 milhões/t, alcançará 70% no fim deste mês, acrescentou o gerente de Levantamento e Avaliação de Safras da Conab.
A lavoura de milho 2ª safra, avaliada em 14,4 milhões/t pela Conab, começa a ser colhida a partir do fim deste mês.
– Essas culturas ainda estão em desenvolvimento e, dependendo das condições climáticas, esse número pode ser maior ou menor – ponderou Eledon.
Feijão e arroz
Ainda segundo o técnico da estatal, 18% do feijão 2ª safra 1,29 milhão/t – devem estar colhidos no final deste mês.
– A primeira safra de feijão (1,46 milhão/t) já foi cem por cento colhida – esclareceu Eledon. A colheita de arroz atingirá cerca de 85% da produção total, de 11,2 milhões/t, até o fim de abril.
Arroz, feijão, milho e soja representam 95% da produção nacional de grãos, ressalta o técnico da Conab, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A próxima pesquisa de acompanhamento da safra 2006/07 será divulgada no dia 8 de maio, informou Eledon.