Rosário do Sul alcança a maior produtividade no arroz da história do município
Com os dados deste ano consolidados, o Núcleo de Assistência Técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apurou um aumento de mil quilos por hectare nos rendimentos em apenas duas safras.
A produtividade do arroz em Rosário do Sul, na Campanha gaúcha, bateu o recorde histórico do município e chegou a 6,805 mil quilos por hectare na safra 2006/07. Com os dados deste ano consolidados, o Núcleo de Assistência Técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apurou um aumento de mil quilos por hectare nos rendimentos em apenas duas safras.
Para o agrônomo Jair Flores Júnior, o resultado demonstra a melhora no manejo da lavoura pelos produtores e a aplicação das recomendações do Projeto 10. Aumentamos a produtividade, mas tivemos a redução de 25% da área em relação à 2005/06 devido a falta de água, afirma.
Rosário do Sul semeou 15 mil hectares de arroz nesta safra. A produtividade média foi 72 quilos superior à safra anterior e, em dois períodos, os rendimentos passaram de 5,8 para 6,805 mil quilos por hectare.
Conforme o Censo da Lavoura de Arroz do Rio Grande do Sul, no município de Rosário do Sul cerca de 700 pessoas trabalham em 115 lavouras.