Produtores de arroz do Mercosul se unem para discutir Tarifa Externa Comum

Os países do Mercosul definiram uma tarifa para importação de produtos com origem fora do bloco econômico. A Tarifa Externa Comum (TEC) tem como objetivo proteger a economia local.

Produtores de arroz do Mercosul se unem para discutir Tarifa Externa Comum
Data: 16/08/2007

O aumento da Tarifa Externa Comum (TEC) para o arroz importado de fora do Mercosul estará em pauta nesta sexta-feira (17), em Mercedes, na Argentina. Representando a cadeia produtiva gaúcha, o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, participará da reunião paralela a 5ª Jornada de Arroz e 2º Festival Provinciano do Arroz, promovido pela Associação Correntina de Plantadores de Arroz.
Segundo Fischer, assim como os produtores gaúchos, os argentinos e uruguaios também são favoráveis ao aumento da TEC.

– Vamos discutir os pontos de convergência para buscar apoio desses países – explica.

A intenção é pressionar os governos para reverem a tarifa praticada e evitar a entrada de arroz de países terceiros, como Suriname e Guianas.

– Se verificou nos últimos meses a importação desses países, que até então não exportavam para o Brasil – diz.

A reunião vai discutir, também, uma campanha para o aumento do consumo interno da Argentina e os subsídios praticados pelos Estados Unidos aos seus produtores.

– Os produtores americanos conseguem colocar no mercado um produto bem abaixo do preço de custo em decorrência da ajuda financeira do governo ao setor, causando uma concorrência desleal – frisa.

Entenda a TEC

Os países do Mercosul definiram uma tarifa para importação de produtos com origem fora do bloco econômico. A Tarifa Externa Comum (TEC) tem como objetivo proteger a economia local. No caso do arroz, o Brasil estipulou a tarifa em torno de 12% do valor de compra, sendo que o máximo permitido pelo acordo é 35%. Os países integrantes do bloco não são taxados com a TEC e possuem tratado de livre comércio.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter