Conab divulga 1ª estimativa de plantio da safra 2007/08
A pesquisa mobilizou um grupo de 38 técnicos. Eles percorreram 305 municípios de todos os estados do Centro-Sul, no período de 17 a 21 de setembro.
A divulgação da primeira estimativa de intenção de plantio da safra brasileira de grãos 2007/08 será feita na próxima quinta-feira (4), pelo diretor de Logística da Conab, Sílvio Porto. A coletiva à imprensa ocorrerá às 11 horas, no edifício-sede da Companhia, em Brasília. A pesquisa mobilizou um grupo de 38 técnicos. Eles percorreram 305 municípios de todos os estados do Centro-Sul, no período de 17 a 21 de setembro.
O anúncio vai trazer um panorama das culturas de verão do ciclo atual, principalmente do algodão, arroz, soja, feijão e milho. As perspectivas dos produtos de inverno, como o trigo, também serão atualizadas. No total, foram ouvidos pela pesquisa 915 informantes, entre cooperativas, agentes financeiros, produtores e representantes de órgãos públicos e privados. A produção da safra anterior foi fechada em 131,4 milhões de toneladas.
Brasil vai quantificar perdas do pós-colheita
A perda de grãos ocorrida nos processos de transporte e armazenagem será estudada pela Conab e o Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar), a partir de fevereiro do próximo ano, com as primeiras colheitas da safra que se inicia agora. Segundo a direção da estatal, não existem no Brasil dados precisos sobre quanto é perdido nem como isso ocorre.
O estudo inédito deverá durar quatro anos e terá abrangência nacional. Para isso, serão investidos na pesquisa R$ 500 mil.
Segundo o coordenador técnico do Centreinar, Daniel Marçal, a iniciativa será importante para avaliação e regulamentação do setor armazenador.
– Poderemos descobrir em que condições as perdas são mais elevadas e, a partir desse dado, trabalhar em novas tecnologias para evitá-las – explica.