Região de Guaíba tem 50% da área de arroz semeada
A região deve semear cerca de 136 mil hectares.
Apesar dos problemas causados pelo excesso de chuvas no mês de outubro, os produtores de arroz da Planície Costeira Interna apresentam um desempenho razoável em relação à época ideal de semeadura. Conforme o agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Carlos Nassif, estima-se que 50% da área esteja plantada. A região deve semear cerca de 136 mil hectares.
– Os produtores estão conscientes da necessidade de plantar até 10 de novembro e investiram no preparo antecipado do solo – afirma Nassif.
Com alguns dias favoráveis no final de outubro, as máquinas semeadoras conseguiram elevar a área semeada para 40 % já no mês anterior. A expectativa do Irga é ter 80% do processo de plantio finalizado até a primeira quinzena de novembro.
Para concluir a semeadura dentro deste período, alguns produtores da região também estão plantando no turno da noite. É o caso do arrozeiro Henrique Orlandi, que tem área em Eldorado do Sul. Orlandi revela que nos próximos dias o plantio seguirá durante as noites para não prejudicar a época de semeadura e, conseqüentemente, a produtividade da lavoura.
Municípios como Guaíba, Eldorado, Triunfo, Taquari, Barra do Ribeiro, Camaquã, Charqueadas e Capela de Santana apresentam mais de 50% da semeadura finalizada. De acordo com Nassif, o avanço na área plantada é resultado do trabalho de informação e convencimento dos produtores sobre as vantagens da semeadura no período recomendado, o que deve ser ampliado nas próximas safras.