Representantes da cadeia produtiva debatem mercado do arroz no RS
A iniciativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os ajustes no quadro de suprimentos de arroz e a conjuntura do mercado para 2008 serão discutidos, nesta quarta-feira (16), a partir das 9 horas, em Porto Alegre (RS), durante reunião de produtores, industriais, comerciantes, representantes de classe e dos governos estadual e federal. A iniciativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Participam do encontro representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do RS, do Instituto Rio Grandense de Arroz, das bolsas de mercadorias, da Federação da Agricultura do estado do Rio Grande do Sul e da Secretária de Agricultura e Abastecimento.
No início desta semana, a Conab divulgou nota sobre a alteração dos números dos estoques de passagem da safra 2006/2007, de 505 mil para 1,74 milhão de toneladas, sendo 87% de estoque público. Além dos novos números, serão analisados na reunião, a utilização de mecanismos como a Aquisição do Governo Federal (AGF) e os contratos de opção para garantir a manutenção de preços.
A safra de arroz 2008 começa a ser colhida no final de fevereiro e o Rio Grande do Sul é responsável por 60% da produção nacional.