Diretores da Associação dos Arrozeiros de Alegrete cumprem agenda em Porto Alegre e Brasília

Endividamento e Comercialização da safra foram discutidos no Planalto.

Semana de intenso trabalho para a diretoria da Associação dos Arrozeiros de Alegrete. O presidente GIlberto Pilecco, o vice Henrique Dornelles e o diretor consultivo, Cleomar Ereno dividiram responsabilidades de representação entre a capital do estado e a capital federal para atender reuniões de interesse do setor.

Endividamento e Comercialização da safra foram discutidos no Planalto

Em Brasília, Cleomar Ereno participou, na terça-feira ( 11), da reunião sobre o endividamento agrícola com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, o deputado federal Luis Carlos Heinze,relator da subcomissão do endividamento agrícola e o deputado federal Onix Lorenzoni.

A proposta apresentada pelo governo sinalizou, basicamente, com redução de juros que vão de 0,75 ponto percentual para os custeios, até 3,5 para os investimentos, além de um programa capaz de permitir o retorno a adimplência dos produtores que estão incluídos em Dívida Ativa da União.

Longe de contemplar as reivindicações mais importantes do setor , a proposta volta à discussão para apresentação do projeto final no dia 25 de março, em reunião que contará com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

COMERCIALIAÇÃO

Na quarta-feira (12) foi dia de falar sobre comercialização da safra quando o setor arrozeiro buscou apoio ao escoamento de 800 mil toneladas de grãos junto à Secretaria de Política Agrícola (SPA). Ereno destacou como positiva a avaliação do encontro, já que o governo se mostrou sensível às sugestões elencadas pelos representantes da produção,que inclui, entre outras, uma proposta de leilões de PEP E AGF.

Além de Ereno, participam da reunião o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, o presidente consultivo da Federarroz, Valter Pötter, presidente da Câmara Setorial, Francisco Schardong, o presidente do Sindarroz, Élio Coradini e o presidente do Sindapel, Jairton Russo.

Estradas, Energia e almoço com a Governadora compuseram a pauta de Porto Alegre

Na capital gaúcha, Gilberto Pilecco e Henrique Dornelles foram recebidos na Secretaria de Obras Públicas pelo secretário Coffy Rodrigues que os conduziu à presença do assessor Davi Severgnini, chefe do gabinete da líder da bancada do PSDB, Zilá Breitenbach e, posteriormente, reuniram-se com o diretor adjunto da Secretaria de Infra-Estrutura e Logistica, Adalberto Silveira Netto para uma longa conversa sobre a manutenção das estradas para escoamento da safra de grãos. Os diretores abordaram as necessidades, os problemas e apontaram sugestões para que a conservação das estradas seja pauta permanente no planejamento do governo estadual, haja vista a importância estratégica, econômica, social e ambiental do transporte rápido e seguro da produção de arroz e outros produtos agrícolas para o Rio Grande do Sul.

Na sede da Federasul,a liderança arrozeira de Alegrete, participou da reunião-almoço “Tá na Mesa”, onde assistiram a palestra da governadora Yeda Crusius sobre Governo de Resultados – o Rio Grande de amanhã começa agora, que expôs os resultados obtidos em 2007 e nestes primeiros meses de 2008 em diversas áreas da administração estadual, como fruto do esforço de planejamento e modernização de gestão empreendido pelo governo. Pilecco aproveitou a oportunidade e parabenizou pessoalmente a governadora por sua capacidade administrativa e disse não ter dúvidas de que este governo está colocando o Rio Grande nos trilhos do desenvolvimento.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter