Fischer participa da abertura da colheita do arroz no Uruguai

Existem mais de 40 países buscando pelo arroz do Uruguai.

Em meio ao clima de otimismo, os uruguaios abriram oficialmente a colheita do arroz na manhã desta quinta-feira (3), no município de Paso Farias, em Artigas. Segundo o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Mauricio Fischer, que participou da cerimônia, o país já colheu 30% da safra e os produtores relatam produtividade de 8 mil quilos por hectare, acima da previsão inicial do Ministério da Agricultura local. O evento teve a presença do vice-presidente do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa.

Em conversas com representantes uruguaios das indústrias, Fischer recebeu a notícia de que existem mais de 40 países buscando pelo arroz do Uruguai.

– Esse cenário é favorável para os arrozeiros gaúchos, já que deverá reduzir a entrada do produto no Brasil – afirmou.

A expectativa para os preços internos do Brasil é amplamente positiva.

– Alguns municípios, como Uruguaiana, a cotação do arroz já está em R$ 25,00 – ressaltou.

A Abertura Oficial da Colheita aconteceu às 11h50min, juntamente com o lançamento do Programa de Eletrificação do Norte daquele país. Os produtores locais conheceram as estratégias de manejo do arroz irrigado daquela região. O evento contou com a presença do presidente da Associação de Cultivadores do Arroz – A.C.A , Tabaré Aguerre, o ministro de Agricultura e Pesca, Ernesto Gazzi, e do vice-presidente da República do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa.

Uruguai

Os uruguaios deverão colher 1,3 milhão de toneladas, uma produção 15% superior ao registrado em 2006/07. Com uma área plantada de 182 mil hectares, os uruguaios deverão colher 7,2 mil quilos por hectare. A colheita deverá se estender até o final de maio.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter