Epamig e Emater-MG demonstram quatro variedades de arroz irrigado
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Emater-MG vão realizar nesta sexta-feira (5/6) o Dia de Campo Competição de Variedades de Arroz Irrigado em Áreas Sistematizadas.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Emater-MG vão realizar no próximo dia 5 de junho o Dia de Campo Competição de Variedades de Arroz Irrigado em Áreas Sistematizadas. O evento será realizado a partir das 14 horas na propriedade do produtor Simão Pedro, situada no distrito de Penha do Capim, que fica a 41 quilômetros do município de Aimorés (MG). A expectativa é reunir mais de cem participantes, entre produtores, extensionistas e líderes rurais da região do Vale Rio Doce.
O dia de campo vai demonstrar quatro cultivares de arroz irrigado em várzeas, sendo duas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri 109 e Epagri 112), já cultivadas pelos produtores de Aimorés, e duas da Epamig (Seleta e Predileta), que estão sendo introduzidas na região, explica o pesquisador da Empresa, Plínio César Soares, que conduzirá uma das estações do dia de campo.
Segundo ele, o município de Aimorés é o maior produtor de arroz irrigado em várzeas de Minas Gerais, com mais de 1.000 hectares plantados atualmente.
– São muitos os produtores envolvidos no cultivo de arroz no município, onde 100% das lavouras utilizam o sistema de plantio pré-germinado, característico de Santa Catarina. A produtividade é elevada e varia de 5 a 8 toneladas por hectare, em média – afirma o pesquisador.