Arroz, leite a açúcar mais caros em 2010
Escassez de produto e limite das reservas na origem da escalada.
As previsões do JP Morgan sugerem que, no próximo ano se assista a um aumento superior a 25% nos preços do leite e do açúcar. Os peritos da Bloomberg prevêem ainda uma escalada no preço do arroz, que pode atingir aumentos na ordem dos 69%.
No próximo ano, o leite e o açúcar podem ficar substancialmente mais caros, segundo as últimas previsões de analistas especializados. Nas contas da Bloomberg, o preço da tonelada métrica de arroz pode subir 63%, facto que se deve à escassez de produto na Índia e ao aumento das importações das Filipinas.
Uma subida de 39% no preço do leite surge também entre as previsões do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos, nomeadamente, no que diz respeito ao leite magro. Também em ascensão estará o preço pago pelo açúcar, 25%, segundo as previsões da JP Morgan, que apontam o limite das reservas como principal problema.
As subidas acompanham, embora com tendência mais acentuada, as previsões da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura que garantem que o preço global dos alimentos subiu 7% em Novembro.