Vermelho x Colesterol

 Vermelho x Colesterol
 

Enfim, uma boa notícia sobre o arroz vermelho, invasora que infesta cada vez mais as lavouras gaúchas. Pouco consumido no Brasil, ele é rico em substâncias importantes para a saúde. Variedades similares são muito usadas na cozinha asiática. A nutróloga Sylvana Braga explica que o vermelho tem, em sua composição, uma estatina natural, enzima capaz de limitar a formação de colesterol no fígado. “Elas quebram a célula de gordura e reduzem sua absorção”. A substância encontrada no arroz é manipulada em forma de medicamentos para reduzir o colesterol, mas a forma sintética da estatina pode causar efeitos colaterais. Os grãos contêm minerais importantes para o bom funcionamento do corpo. O zinco presente neste tipo de arroz ajuda a aumentar a imunidade. O ferro, na prevenção da osteoporose. No Brasil já existe uma empresa especializada na produção de arroz vermelho, a Ruzene, de São Paulo, que cruzou o vermelho agulhinha com um aromático tailandês. Mais informações em www.arrozpreto.com.br.

 

Reforço
A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) prepara lançamentos importantes para este ano. Em agosto, durante a Expointer 2010, será a vez da BRS Pampa. O objetivo é apresentar à cadeia produtiva uma cultivar que poderá ser incluída no rol das variedades nobres, com alto rendimento industrial. Além disso, a empresa lançará o híbrido BRS Cirad 302 já para a próxima safra, num trabalho desenvolvido em parceria com o Cirad, da França. Com a Basf, a Embrapa colocará no mercado a BRS Sinuelo CL. A variedade se origina no BRS 7 Taim e será resistente aos herbicidas do sistema Clearfield.


Parceria

Pode ser anunciada na Fenarroz a formalização da parceria entre Instituto Rio- grandense do Arroz (Irga), Fazenda Ana Paula e Bayer CropScience para colocar no mercado pelo menos duas alternativas de arroz híbrido. Cientistas chineses, contratados pela Fazenda Ana Paula, trabalham na Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha, há pelo menos cinco anos, com objetivo de desenvolver híbridos de alta capacidade produtiva ambientados ao Rio Grande do Sul. A primeira variedade a chegar ao mercado obteve qualidade de grãos similar e produtividade média 20% maior que a Irga 424 em cinco regiões gaúchas.

 

 

Arrozeira Marina e Stara apresentam novidades na 16ª Fenarroz
A Arrozeira Marina – distribuidor exclusivo da marca Stara em Cachoeira do Sul e região – estará apresentando na 16ª edição da Feira Nacional do Arroz (Fenarroz) as últimas novidades em máquinas e equipamentos agrícolas desenvolvidos para atender as necessidades do produtor rural. É a oportunidade para o público conferir de perto a tecnologia embutida na linha 2010 de carretas agrícolas da Stara, com o lançamento da Reboke Ninja 16000, além do distribuidor de fertilizantes Hércules 5.0 com caixa inox.

O destaque fica por conta da Reboke Ninja 16000, que chega ao mercado como um novo conceito em carreta graneleira. Seu tubo de descarga de 500 milímetros possibilita a mais rápida descarga de grãos do Brasil (200 sacas de soja em um minuto), garantindo agilidade e rapidez na colheita. Outra novidade é o distribuidor hidráulico Twister 1500 APS, com taxa variável, e o autopropelido Gladiador 2300.

Divulgação


divulgação

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter