Rio Grande do Sul começou a plantar a próxima safra de arroz

Semeadura da safra 2010/2011 inicia na Depressão Central, segundo informações do Irga. Paraíso do Sul é o primeiro município a iniciar o plantio.

Na última semana iniciou a semeadura de arroz da safra 2010/2011, no município de Paraíso do Sul, na região da Depressão Central do Estado. O produtor Aldo Gädtke, da linha Sinimbu, iniciou a semeadura no sistema pré-germinado em 2,54ha de sua lavoura, que tem área total de 56 hectares.

Para Gädtke, um dos fatores que influenciaram a semeadura cedo foi o escalonamento da colheita. Além disso, o produtor já está hidratando mais sementes, que devem ser semeadas nos primeiros dias de setembro.

O engenheiro agrônomo do 37º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural de Agudo, Guilherme Osvaldo Thom, salienta que para os produtores obterem uma boa produtividade, é preciso que eles realizem o preparo antecipado do solo e que a semeadura aconteça na época recomendada.

O ideal é semear até a primeira semana de novembro – variando conforme o ciclo das cultivares utilizadas. Thom também enfatiza a importância do produtor realizar uma adubação equilibrada de acordo com o resultado da análise do solo, manejo da água e irrigação e controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

2 Comentários

  • Começou nossas duvidas..O que eh melhor, termos uma otima safra e otima produtividade para o ano que vem, com preços a $ 20,00 o saco..ou ….diminuirmos a area e talvez preços mais compensadores para nosso produto. Fica ahi a pergunta para lançarmos opinioes..

  • O RS começou a plantar? Duma area de 1 milhão de hectares, 2,54 hectares plantado é a mesma coisa que nada, o plantio começa mesmo apartir de 15 de setembro, tendo o forte em outubro, parem com terrorismo o arroz ta subindo no mercado internacional e o estoque de passagem é o menor dos ultimos anos agora se todo mundo for manipulado como ocara ai de cima que já fala em arroz a R$20,00, muita agua vai rolar… vamos ter calma que o arroz do cartel ta acabado e eles terão que sair as compras

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter