Irga vence os desafios do arroz
Dia de Campo mostra como produzir e preservar.
O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) mostrará como produzir e preservar em seu Dia de Campo do Arroz, que acontecerá no dia 8 de março, na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha (RS). O tema central do evento é “Vencendo os desafios da orizicultura gaúcha pelo uso eficiente dos recursos naturais e adoção de tecnologia”. Em síntese, as estações estarão apresentando experimentos ligados ao aumento da produtividade e da qualidade do arroz gaúcho, associados à redução de impacto ambiental da cultura. São esperadas 1,5 mil pessoas, com destaque para produtores, técnicos e estudantes. Entre estrangeiros e visitantes dos demais estados brasileiros, são aguardadas pelo menos 150 pessoas, pois a tecnologia do instituto chama a atenção pelo salto de produtividade gaúcho nos últimos quatro anos.
Quatro estações foram preparadas. Segundo o presidente Maurício Fischer, a programação destaca o lançamento das novas variedades Irga 423 e Irga 424, de alto rendimento. “Estratégias de adubação para incremento de produtividade, manejo integrado na lavoura de arroz, produção de arroz e o meio ambiente e desafios para objetivos comuns são as outras estações”. O foco central, define Fischer, é a qualidade e a produtividade do arroz gaúcho.
A programação prevê nos estandes demonstração de máquinas, novas informações sobre o sistema de produção Clearfield, trabalhos da comissão de recursos hídricos e meio ambiente, o Programa Arroz Híbrido, ações para aumento do consumo, qualidade de sementes, secagem, armazenagem e parâmetros de comercialização e a tecnologia das estações meteorológicas automáticas. O cenário de comercialização da safra será tema de palestra às 14h30min.