Pensando no Futuro

 Pensando no Futuro

Magalhães Júnior: parceria entre Embrapa e Sosbai

Sosbai e Embrapa preparam congresso de arroz irrigado.

“Arroz irrigado: avaliando o presente, pensando o futuro”. Este é o tema central do 5º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e da 27ª Reunião da Cultura do Arroz Irrigado, que acontecerão em Pelotas (RS), de 7 a 10 de agosto de 2007. A expectativa para os eventos conjuntos é muito grande na comunidade científica, pois a programação técnica que está sendo montada é de grande qualidade. A promoção é da Sociedade Sul-brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), que reúne os técnicos do sul do Brasil e de outros estados que cultivam arroz irrigado, e da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas.

O painel de abertura do evento, no dia 7 de agosto, estará a cargo de Robert S. Z eigler, diretor-presidente do Instituto Internacional de Pesquisas em Arroz (Irri, na sigla em inglês), das Filipinas. Este é o principal centro de pesquisas em arroz de todo o mundo.

Zeigler é considerado um dos mais renomados cientistas na área e fará uma análise da conjuntura presente das tecnologias para produção de arroz no mundo e apresentará as principais tendências para o futuro.

Segundo o presidente da Sosbai, Ariano Martins de Magalhães Júnior, que também é pesquisador da Embrapa Clima Temperado, a presença de Zeigler deverá ser o ponto referencial para os debates sobre as novas tendências em tecnologias de melhoramento genético do arroz no mundo. “Como uma das maiores autoridades mundiais no assunto, ele transmitirá à comunidade científica muitas informações valiosas, que nos permitirão avaliar e debater o presente momento de nossas ações e também ajudarão a pensar o futuro da pesquisa para a orizicultura irrigada no Brasil”, destaca.

DIFERENCIAL – O 5º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e a 27ª Reunião da Cultura do Arroz Irrigado acontecerão no Centro de Eventos da Fenadoce, em Pelotas. A novidade este ano é que os principais patrocinadores terão espaço na programação central para apresentação técnica de seus produtos, inclusive com infra-estrutura para ligar máquinas pesadas. Além disso, uma completa estrutura de exposição está sendo montada em ambiente de circulação obrigatória dos congressistas. Ariano de Magalhães Júnior espera um recorde de pôsteres e trabalhos apresentados, bem como de participação de técnicos e produtores. A expectativa é de reunir 800 a 1.000 participantes em Pelotas para o evento.

Fique de olho
O evento tem como principais objetivos congregar pesquisadores e público envolvido com a cultura do arroz irrigado, oportunizar aos pesquisadores da cadeia produtiva do arroz irrigado que apresentem trabalhos de pesquisa e discutam os principais temas do momento, e atualizar as “Recomendações técnicas da pesquisa para o sul do Brasil” da cultura do arroz irrigado, de acordo com os recentes resultados de pesquisa. Maiores informações: sosbai@cpact.embrapa.br, ariano@cpact.embrapa.br ou pelos telefones (53) 3275-8400, 3275-8475 e 3275-8480.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter