Ajuda do Vizinho

Queda na safra gaúcha movimenta mercado mundial de arroz .

O Rio Grande do Sul, principal produtor brasileiro de arroz, colheu 4,7 milhões de toneladas do cereal na safra 2002/2003, apresentando uma queda de 14,2% em relação à safra anterior. O balanço da colheita tem como base os dados do Instituto Rio-grandense do Arroz. Segundo seu presidente, Pery Sperotto Coelho, aqueles agricultores que conseguiram reestruturar a lavoura com o uso de tecnologia registraram produtividade entre seis e oito toneladas por hectare.

Na safra 2002/2003 houve retração de 13,3% na produtividade e de 1,3% na área. A lavoura gaúcha colheu 4,9 toneladas por hectare em 951,6 mil hectares pela interferência negativa do fenômeno climático El Niño, que gerou excesso de chuvas no plantio e baixas temperaturas em fevereiro e março, gerando a quebra.

A queda de produtividade no Rio Grande do Sul acabou por afetar o mercado mundial, ampliando a demanda do Brasil. Estima-se a entrada de aproximadamente um milhão de toneladas de arroz de fora do Mercosul no país este ano. A expectativa era de que o Rio Grande produzisse 5,5 milhões de toneladas se o clima não tivesse prejudicado tanto a safra.

 

Quadro da Produção 

Arroz no Rio Grande do Sul

Litoral norte
• Teve a menor queda de rendimento, 3,3%, em função do melhor e clima e uso do sistema pré-germinado.

Centro
• O plantio na depressão central caiu 20,5% devido às enchentes e chuvas durante toda a safra.

Campanha
• Na campanha a queda foi de 19,5%.

Fronteira-Oeste
• Queda de 19,2%.

Planície Costeira Interna
• A lavoura diminuiu em 10%.

Zona Sul
• A lavoura diminuiu em 10%.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter