Híbrido está chegando
Arroz da RiceTec entra no mercado para a safra 2003/2004.
O potencial de aumento da produtividade de arroz em até mil quilos por hectare é o grande apelo comercial da semente híbrida que a multinacional RiceTec colocará no mercado brasileiro para a próxima safra. A cultivar Avaxi (arroz, em tupi-guarani) foi lançada oficialmente na 13ª Abertura da Colheita do Arroz, no mês de março, em São Lourenço do Sul. O gerente técnico da RiceTec, Renato Luzzardi, explica que os experimentos conduzidos no Brasil nos últimos anos formataram o produto. “Os resultados foram considerados excelentes”, destaca.
O híbrido Avaxi está sendo avaliado desde 1997, alcançando rendimentos superiores em até mil quilos por hectare sobre os outros principais concorrentes em ensaios experimentais comparativos. A cultivar alcançou até 12,8 mil quilos por hectare em experimentos conduzidos no município de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul.
Além da alta produtividade, há grande potencial de perfilhamento, permitindo reduzir a densidade de semeadura para até 60 quilos/hectare. Ainda há boa formação de raízes, com maior resistência ao acamamento, inclusive no sistema pré-germinado, ciclo precoce de 115 dias e boa resistência a doenças como brusone, mancha-parda e mancha-estreita entre as características favoráveis da variedade.
Características e vantagens do Avaxi
• Ciclo: 115 dias
• Sistema de semeadura: plantio direto, semidireto, convencional e pré-germinado
• Adubação de base: conforme análise de solo. Na adubação de cobertura recomenda-se a aplicação de nitrogênio, distribuído em 20% do plantio, 50% antes da entrada de água e 30% no início do florescimento
• Doenças: boa resistência a doenças como brusone, mancha-parda e mancha-estreita
• Tolerância ao acamamento, inclusive no sistema pré-germinado
• Produtividade média: até mil quilos sobre as outras variedades testadas
Fonte: Ricetec