Rio Grande do Sul colherá safra recorde

No início do plantio da safra de verão havia a expectativa de seca generalizada no Rio Grande do Sul.

Boa notícia no campo: a previsão de seca generalizada não se confirmou no Rio Grande do Sul. E os gaúchos se preparam para colher uma safra recorde de grãos.

Espigas de milho grandes e pés de soja maiores do que o normal. Marcos se prepara para colher 20 hectares de grãos no município de Roca Sales, a 150 quilômetros de Porto Alegre. Clima ajudou e a safra deve ser maior que a do ano passado.

No início do plantio da safra de verão havia a expectativa de seca generalizada no Rio Grande do Sul. Mas a estiagem acabou restrita ao extremo sul gaúcho, poupando as principais regiões produtoras de grãos.

O Rio Grande do Sul deverá ter a maior colheita de grãos da história: 23,6 milhões de toneladas de soja, milho, arroz e feijão – 535 mil a mais do que no ano passado. A safra nacional também deve bater o recorde de 153 milhões de toneladas, aumento 2,6% em relação à última safra.

Mas existe um gargalo no setor que preocupa os produtores: a capacidade de armazenamento dos grãos. Faltam silos suficientes para estocar toda a safra. Ainda assim Marcos está otimista. A demanda mundial por grãos deve gerar um bom lucro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter