Comissão Organiza 3ª Festa do Arroz de Tremembé

A Festa do Arroz originou-se no resgate cultural do plantio do arroz irrigado no Vale do Paraíba, em São Paulo, pelos monges trapistas e que conta hoje com mais de 100 anos de historia.

Diante do grande sucesso obtido nas edições anteriores e já constando no calendário Turistico do Município, está sendo preparada a Terceira Festa do Arroz  – Tremembe 2011, a realizar-se nos próximos dias 20 21 e 22 de maio neste município paulista.

Segundo Marisa Amaral, da Comissão Organizadora da Festa, todos têm ciência do díficil momento por que estão passando os rizicultores, em especial os desta região, por possuirem pequenas propriedades que, somadas, constituem uma safra considerável de tão rico produto. "Temos conhecimento do quanto o governo vem penalizando esses produtores que se mantêm às duras penas e reconhecemos que esse nobre produto – o arroz – é básico na mesa do mundo inteiro, em especial no nosso país", destaca ela .

Lucia Manfredini, também da organização, explica que a ideia de realizar a Festa do Arroz originou-se no resgate cultural do plantio do arroz irrigado no Vale do Paraíba, em São Paulo, pelos monges trapistas e que conta hoje com mais de 100 anos de historia. "Por isso, é que nosso evento de cunho cultural, gastronômico e social envolve tanto as comunidades religiosas quanto a sociedade civil . Realizá-la é de suma importância, estimulando os produtores a não desistirem de suas tradições e ideais", registra .

A festa levou ao município de Tremembé, cerca de 80 mil pessoas que, apreciam o arroz em suas variedades de pratos. "São mais de 35 pratos, dos mais simples aos mais exóticos; de diferentes cores e sabores, executados em 12 tendas gastronômicas cuidadosamente decoradas e degustados numa praça de alimentação com 1,6 mil lugares, ao som de shows variados que vão de balé clássico a chorinho, de modas de viola a serestas e muitas outras atrações.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter