Colheita do arroz entra em fase final em Agronômica

As chuvas que prejudicaram a safra de arroz de Agronômica agora atrasam a colheita. Hoje, 80% das plantações estão colhidas.

As chuvas que prejudicaram a safra de arroz de Agronômica agora atrasam a colheita. Hoje, 80% das plantações estão colhidas. Um serviço que só pode ser realizado com a palha totalmente seca para não desperdiçar os brancos grãos. As colheitas são realizadas nas propriedades através dos grupos de máquinas, disponibilizadas pela prefeitura e organizadas pela Secretaria de Agricultura.

Enquanto algumas famílias, com as inundações, desistiram da colheita, outras já terminaram de colher os grãos da safra. Este é o caso agricultor, Osmar Avi. Nos 40 anos de trabalho voltado ao cereal. Avi considera esta uma ótima safra, com uma produção de 251,5 sacos por hectares plantados. O município, que possui o título de maior produção de arroz por hectares, tem sua fama garantida na propriedade, as mesmas terras que tiveram neste ano um aumento de 21 sacos por hectare plantado.

Este crescimento, Avi destina a nova qualidade de arroz testada na propriedade de nove hectares. A qualidade 109, utilizada pelo agricultor, se destacou pela maior rentabilidade do produto. As características do grão em si não se modificam nestas sementes. Segundo o engenheiro Agrônomo, Carlos Gaertner, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em sua pesquisas, desenvolvem grãos através das variações positivas apresentadas.

A qualidade testada por Avi se adequou bem ao solo, apenas o preço é que parece não ter muita reação. Os R$ 20,00 ganhos por cada saca de 50 quilos, muitas vezes não cobre nem as despesas com a preparação do solo e colheita do produto. Esta queda desmotiva os agricultores, que assim como Avi, veem seu trabalho sem valorização.

1 Comentário

  • A colheita em Agronômica é realizada 100 % por máquinas particulares, a prefeitura não tem participação alguma na colheita.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter