Federarroz se reúne com o novo secretário-executivo do MAPA

 Federarroz se reúne com o novo secretário-executivo do MAPA

Dirigentes discutem medidas para minimizar os efeitos da crise do arroz

Arrozeiros pediram antecipação dos contratos de opção para setembro .

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, acompanhado dos diretores Daire Coutinho e José Carlos se reuniram na última sexta-feira (02/09) com secretário-executivo do MAPA, José Carlos Vaz, na Expointer 2011. Entre as reivindicações encaminhadas, destaca-se o pedido para que sejam antecipados para setembro os contratos de opção dos dois primeiros leilões realizados em 2011. “O pleito foi encaminhado ao ministro e com a chancela da área técnica, poderá ser anunciado na semana que se inicia o que será ótimo para o mercado”, diz Renato Rocha. O preço de referência para estes contratos, em setembro, seria de R$ 28,00 a saca de 50 quilos do produto em casca (58×10).

A Federarroz também sugeriu que o MAPA encaminhe nota técnica ao Conselho Monetário Nacional solicitando a autorização de pagamento dos EGFs, novos e velhos, com o vencimento dos contratos de opção. “Estamos pedindo um alinhamento, pois com este crédito é possível encaminhar a liquidação destas pendências com toda segurança”, cita o vice-presidente da entidade Daire Coutinho. Enquanto aguarda mais esta decisão governamental, o setor mantém a expectativa de que o MAPA e o Ministério da Fazenda tomem atitudes para que os bancos venham a aderir às medidas de prorrogação dos custeios sem prejuízo aos financiamentos da nova safra.

Também aguardam o enquadramento das linhas de crédito e investimentos do BNDES, com parcelas já vencidas, na prorrogação. “Dada à urgência das medidas reivindicadas, esperamos uma resposta do ministro para algo entre 10 e 15 dias, no máximo”, disse Renato Rocha. Ao encerrar a reunião a entidade insistiu na continuidade dos leilões de PEP e de OPÇÕES para dar sustentação e referência positiva ao mercado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter