Produção de arroz deve ter forte queda na safra 2011/2012

Seria uma queda de mais de 1 milhão de toneladas sobre a safra nacional de 2010/2011.

Segundo a primeira estimativa de Intenção de Plantio divulgada nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pela intenção de plantio manifestada pelos produtores e os informantes da estatal, a produção nacional de arroz deve ficar entre 12,3 milhões de toneladas e 12,7 milhões de toneladas; representando oscilação negativa de 6,6% a 9,5% sobre a safra passada, que foi de 13,6 milhões de toneladas.

Os técnicos da Conab salientam que os mananciais de irrigação do Rio Grande do Sul estão com a capacidade de água incompleta, dependendo das chuvas de outubro para alcançar a capacidade máxima. Como a área de plantio de arroz pode estar superestimada pela Conab no Rio Grande do Sul (a Conab estima uma queda de 1% a 3% no Estado, contra estimativas de 6% a 10% dos órgãos estaduais que já efetuaram levantamentos para 2011/2012); a produção do Estado deve cair para 7,8 milhões de toneladas a 8,0 milhões t, contra a projeção do governo federal de 8,3 milhões de toneladas. Com isso, a produção brasileira em 2011/2012 deve oscilar entre 12 milhões de toneladas e, no máximo, 12,5 milhões. Seria uma queda de mais de 1 milhão de toneladas sobre a safra nacional de 2010/2011.

6 Comentários

  • sera q estes dados da conab estão realmente mostrando a verdadeira intenção de semeadura do nosso estado e ou pais? ou sera q esta diminuição é apenas teoria ,para nos estimular a continuar plantando cada x mais e saturando o mercado de produto para q poucos se beneficiem ao invés de nos sofridos e explorados produtores que vamos para cima das maquinas e tratores trabalhar de sol a sol sempre com a esperança d q um dia o negócio vai ficar bom mas sempre o q acontece é q pagamos a conta mais alta e pesada da cadeia produtiva.

  • Concordo com o amigo , sou agricultor e o q vejo são pessoas aumentando areas . Todos os anos dizem isso e depois na colheita o que vemos ……..o preço la embaixo , pelo grande aumento na produçao.

  • concordo com voces é igual o plano do governo (mais ALIMENTO) Para nos catarina e (mais SOFRIMENTO) Voce entra nunca mais sai ! eles mostram q/ vai aver queda na produção de arroz para q/ todos plantem depois eles vão para frente da televisão e dis q/ o produtor tem q/ redusir custo nos ja´ estamos pensando em parar de comer HA! HA! HA! redusir area ainda e a melhor saida pensen bem

  • ja varias vezes falei aqui que a saida esta na diversificaçao, onde todos fazem a mesma coisa e certo que o mercado se satura, vamos criar gado, soja milho, outras culturas onde for possivel, e claro….ja deram o recado se engana quem quer…… pensem bem ainda tem tempo….. e o la nina esta ai, quem nao tiver agua suficiente que nao plante, pois ai o tufo sera maior…

  • nao plantar mais arroz, ten q pasar a la soja, y ustedes veran como sube el valor del arroz

  • obrigado querido amigo hermano ahhahaahahahahah

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter