Festa do Arroz: Organizada, bonita e com muitos atrativos
Pela evolução, a Festa gradativamente se transforma numa grande feira de negócios, perceptível pelo investimento que os expositores fazem para mostrar e vender os seus produtos.
A Festa Catarinense do Arroz, em Massaranduba (SC), em sua décima terceira edição, completa mais de um quarto de século de realização. Aberta na noite de quarta-feira (25) contou com a presença dos deputados Nilson Gonçalves e Darci de Matos, do secretário regional Lio Tironi, dos prefeitos de Guaramirim e de Schroeder, comando da 2ª Cia. do 14º Batalhão PM, todo o staff do governo de Mário Fernando Reinke, a CCO, majestades da Fecarroz 2012, além de expositores.
No ano espaço do Centro Esportivo Municipal estão distribuídas todas as atrações. O que surpreende é a organização, a decoração e a grande estrutura montada. O ginásio de esportes, o pavilhão B e a área externa foram reservadas para as exposições da indústria, comércio, serviços, das entidades, que mostram seus produtos, artesanato, orquídeas e outros. No C tem o espaço para dança e a gastronomia.
E dentro do campo, a exposição de animais e a megaestrutura para os shows nacionais e dos DJs. O prefeito Mário Fernando Reinke, em sua fala, disse que a Fecarroz chega aos 26 anos em treze edições diferente do início, mas conservando a essência de celebrar a cultura doa arroz que referencia Massaranduba em Santa Catarina.
Pela evolução, acredita que ela gradativamente se transforma numa grande feira de negócios, perceptível pelo investimento que os expositores fazem para mostrar e vender os seus produtos. “Grandes negócios são feitos ou ajustados. A Fecarroz é a grande vitrine para os expositores que participam porque sabem que têm retorno na divulgação da marca, do produto e nas vendas”, comentou.
Ele destacou as atrações para todos os gostos até o dia 1º de maio, terça-feira, como nos dois desfiles, nos shows nacionais e regionais, nas exposições, gastronomia e outros.
Programação mais robusta da festa começa nesta sexta-feira – A Fecarroz chega nesta sexta-feira (27) ao terceiro dia, mas está apenas começando. É a partir de agora que a programação se intensifica. Os portões serão abertos às 17h, mas às 11h30m inicia o almoço no restaurante do Cheff Müller by Chaplin Eventos e às 13h30min inicia o seminário sobre manejo e cultivo do arroz. Na arena de shows instalada dentro do campo a tenda eletrônica começa às 21h, às 22h o Sangue Latino inicia o toque musical, preparando para o primeiro show nacional da Fecarroz, com Latino, que começa a meia noite. Depois retorna ao palco para fechar a noitada.
No sábado (28) os portões abril às 15h, mas a partir das 11h o restaurante estará aberto. Às 16h começam as apresentações culturais que incluem canto coral, danças da Casa da Cultura de Guaramirim, danças açorianas de Barra Velha, danças folclóricas Kaiser Stadt de Petrópolis com o Gustava Bach local. A partir das 19h degustação de receitas a base de arroz com o Cheff Müller. As atividades na arena de shows abrem às 21h e às 22h o Grupo Explosão antecipa o show nacional com Marcos e Belutti (meia noite) e retorna depois para fechar o baile.
No domingo, já cedo, tem cicloturismo às 8h com saída do local da festa e às 8h30min, a 1ª Corrida de Rua de Massaranduba, com saída do trevo na Butuca e chegada no Centro Esportivo. Os portões nesse dia abrem às 9h. Logo depois começa o grande desfile, com aproximadamente duas mil pessoas, com grandes atrativos, incluindo a centopéia, locopeia da Oktoberfest. Bandas, grupos folclóricos e danças seguem até a noite.
Charlie Brown Jr. fecha os shows nacionais na 2a – Na véspera do feriado, segunda-feira (30) os portões do parque da Fecarroz abrem às 17h, mas quem quiser almoçar no local o restaurante estará aberto a partir das 11h. A partir das 18h30min tem a Noite das Crianças com Sylker Show, participação de personagem do Beto Carrero e o final do 2º Festival Regional da Canção às 20h15min.
Na arena de shows a tenda eletrônica Connection Party e Dubai abre às 21h e uma hora depois a Banda de rock Código 3 precede o show nacional com Charlie Brown Júnior que começa a meia noite. No dia 1º de maio, terça-feira, entre 9h e 13h os portões estarão liberados para o público.
Às 9h30min tem o desfile agrícola. E durante todo o dia uma série de atrações está reservada para o público, bastante eclética, para todos os gostos. O ingresso para adentrar ao local do evento custa R$ 5,00. Para os shows nacionais, com venda antecipada, o valor é outro.