Junto e misturado

 Junto e misturado

Tarso Genro e Renato Rocha: abertura para atender os pleitos do setor

Abertura da Colheita do Arroz reunirá tecnologia, mercado e políticas setorial
e agrícola.

É para não deixar dúvidas: a 22ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontece de 23 a 25 de fevereiro em Restinga Seca (RS), promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Associação de Arrozeiros de Restinga Seca, prevê uma programação que vai apresentar as mais modernas e eficientes tecnologias para a lavoura de arroz, cursos de qualificação de mão de obra e uso de mecanismos de comercialização, abordar mercado, usos, consumo e políticas setoriais e agrícolas emergenciais e estruturantes para a cadeia produtiva. “Há o aspecto técnico e o ingrediente político, que vão pautar não só a abertura da colheita, mas a agenda desta cadeia produtiva ao longo de 2012”, entende o presidente da Federarroz, Renato Rocha.

Segundo ele, alguns recordes são esperados, entre eles a presença de mais de 10 mil pessoas visitando o evento, pela posição privilegiada de Restinga Seca no centro do estado e na região que concentra o maior número de produtores. Também haverá um recorde de empresas expositoras na Vitrine Tecnológica. Serão 14 empresas privadas e públicas de insumos e tecnologias. “A solenidade simbólica de abertura da colheita terá três colheitadeiras das principais empresas do Brasil, além das presenças já confirmadas do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, do governador Tarso Genro, do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, entre outras autoridades nacionais e estaduais”, acrescenta Renato Rocha.

PROGRAMAÇÃO
Na programação oficial, além dos tradicionais cursos, degustação e visitações à Vitrine Tecnológica e aos estandes das empresas expositoras, que devem aproximar-se de 60, estão palestras e reuniões importantes como a da Câmara Setorial Nacional do Arroz, o Balcão de Negócios, já com a provável realização de leilão de contratos de opção, e uma síntese das ações da CPI do Arroz, da Assembleia Legislativa gaúcha. Também haverá palestras e debates sobre reforma tributária e incidência de impostos sobre a cadeia produtiva do arroz, desafios econômicos da lavoura arrozeira, produção de etanol e a apresentação do Programa de Comercialização da Safra 2011/12 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No dia 24 de fevereiro acontecerá o 3º Fórum do Arroz, com foco na campanha de incentivo ao consumo de arroz e feijão, palestras sobre tendências e desafios da agricultura irrigada do RS e as tendências do mercado de arroz em 2012, com Vlamir Brandalize, além de reuniões da Farsul e entidades setoriais, palestra sobre o manejo de híbridos de arroz para altas produtividades e as perspectivas do melhoramento de variedades de arroz para uso na agroenergia e do potencial de uso do arroz na ração animal.

Finaliza a programação do dia uma palestra sobre a gestão do negócio lavoura de arroz. No dia 25 acontece às 10h30min a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, seguida do cerimonial de abertura, premiação da Lavoura Nota 10 e o Touro, Selo Ambiental/Irga e o almoço para visitantes, autoridades e convidados. O evento será encerrado à noite com um jantar-baile e entrega dos troféus de homem, mulher e cientista do arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter