Irga divulga Anais do II Seminário Latino-Americano sobre Arroz Vermelho

 Irga divulga Anais do II Seminário Latino-Americano sobre Arroz Vermelho

Anais do II Seminário Latino-Americano sobre Arroz Vermelho

O arroz vermelho é a planta daninha que mais causa prejuízos econômicos à cadeia agroindustrial do arroz irrigado.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) disponibiliza em seu site a publicação Anais do II Seminário Latino-Americano sobre Arroz Vermelho (para acessar, clique aqui), produzido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O documento, que pode ser visualizado no link Outras Publicações na capa do site do Irga (www.irga.rs.gov.br), foi editado por Sérgio Gindri Lopes, gerente de Pesquisa do Irga; Augusto Kalsing, pesquisador do Irga na época e agora na Dow Agrosciences; e Aldo Merotto Jr., professor da Ufrgs.

O seminário ocorreu nos dias 4 e 5 de junho do ano passado no auditório da Pontifícia Universidade Católica – PUCRS, em Porto Alegre. Além de palestrantes brasileiros do Irga, Ufrgs, Embrapa, PUCRS, UFPel e UFSM, participaram técnicos, pesquisadores e professores da Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Itália e Israel. Os destaques internacionais do evento foram Jonathan Gressel, do Weizmann Institute de Israel, e Steve Linscombe (foto abaixo), da Louisiana State University dos EUA.

O arroz vermelho é a planta daninha que mais causa prejuízos econômicos à cadeia agroindustrial do arroz irrigado. Nas lavouras, ele interfere diretamente sobre a produtividade e a lucratividade da cultura, além de aumentar os custos de produção e depreciar o produto colhido.

De acordo com o gerente de Pesquisa do Irga, Sérgio Gindri Lopes, o seminário teve como principal objetivo divulgar os problemas causados pelo arroz vermelho à orizicultura e colaborar para a formação de uma nova consciência sobre o manejo desta planta daninha. "Essa segunda edição, realizada 15 anos depois da primeira em 1998, foi extremamente relevante para a cadeia produtiva do arroz na América Latina e trouxe valiosas contribuições a todos participantes", destaca Lopes.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter