Safra argentina alcança 94% da área a ser cultivada

Queda na área castelhana será próxima de 10% na atual temporada. A de produção deve superar 150 mil toneladas.

O Ministério da Agricultura e Pecuária da Argentina (Minagri) divulgou nesta quinta-feira (3) que a área semeada alcançou 202,7 mil hectares, o que equivale a 94% da área projetada. Com isso confirma-se o atraso no plantio, uma vez que no ano passado 100% da área, então de 239 mil hectares, estavam semeados. A semana de chuvas permitiu que apenas 1% da área avançasse, especialmente em Corrientes e Entre Rios, províncias que lideram a produção arrozeira no país vizinho.

Os altos custos de produção, o clima e o baixo desempenho nas vendas externas nessa temporada, com expectativa de um estoque de passagem de 300 a 350 mil toneladas, fez com que a área fosse reduzida em 9,6%, de 239 mil hectares para 216,2 mil. Agora, a expectativa está para o novo levantamento trimestral que o ministério deverá realizar, estimando a produção total, que deve cair acima de 10%, ou 150 mil toneladas.

1 Comentário

  • Como conhecedor destas duas províncias produtoras de arroz na Argentina, ressalto a qualidade dos solos, altamente férteis, porém carentes em infraestrutura, pouco estimuladas pelo governo na última década.
    Mas verdade seja dita, o arroz produzido é de excelente qualidade, vermelho e preto praticamente inexistem, ´produção alta derivada da força do solo.
    Menor custo de produção em relação ao nosso, consequentemente disparidade não ajustada pelo tratado do MERCOSUL.
    Até quando enfrentaremos concorrência desleal ?
    As nossas entidades representativas atiraram a toalha na luta pela competitividade igualitária na República Federativa do Brasil ?
    Não está na hora dos Gaúchos produtores de arroz darmos um basta há tamanho descalabro ?
    Chega desta mer..a de MERCOSUL que só nos prejudica.

    a

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter