Cotações se mantêm em alta pela 5ª semana consecutiva
Com as intenções de venda menores que as de compras, beneficiadoras ofertam valores maiores tanto pelo arroz depositado na indústria quanto pelo arroz livre.
Pela quinta semana consecutiva, o preço da saca de arroz em casca no Rio Grande do Sul segue em alta. De 10 a 17 de maio, o Indicador ESALQ-SENAR/RS subiu 1,83%, fechando a R$ 41,72/sc de 50 kg no dia 17. Na primeira quinzena do mês, o avanço foi de 2,89%. Com as intenções de venda menores que as de compras, beneficiadoras ofertam valores maiores tanto pelo arroz depositado na indústria quanto pelo arroz “livre” (armazenado na propriedade rural).
Além disso, a necessidade de atender a demanda do segmento atacadista/varejista dos grandes centros e a expectativa de menor disponibilidade na temporada 2015/16 dão suporte às valorizações. Do lado vendedor, boa parte dos produtores permanece retraída, aguardando aumento nos preços do arroz em casca nas próximas semanas. Apenas orizicultores com necessidade de “fazer caixa” e saldar compromissos estiveram ativos na última semana. No geral, produtores estão finalizando a colheita, atentos à queda na produtividade e qualidade dos grãos.