Falta menos de 10% para o fim do plantio do arroz no RS

 Falta menos de 10% para o fim do plantio do arroz no RS

A Zona Sul é a região mais avançada

A Zona Sul do RS já atingiu a marca dos 100,5%, superando a expectativa da semeadura para a safra 2016/2017.

 

Contrariando algumas previsões, o avanço da semeadura do arroz foi considerado satisfatório no Rio Grande do Sul nos últimos sete dias. O tempo colaborou e, com isso, 94.447 hectares puderam ser semeados em uma semana, atingindo 91,4% da intenção de plantio. Se o tempo permanecer estável na próxima semana, o Estado chegará muito próximo da totalidade.

A Zona Sul do RS já atingiu a marca dos 100,5%, superando a expectativa da semeadura para a safra 2016/2017. Em segundo lugar, aparece a Campanha, com 98,5% dos trabalhos concluídos. Alguns municípios já encerraram os trabalhos, com destaque para Bagé, com 103,7%. A Fronteira Oeste que, tradicionalmente, era a primeira a encerrar a semeadura, está próxima do fim, atingindo 96,53% da área concluída.

A Planície Costeira Interna aparece com 88,54% e a Planície Costeira Externa deu um salto e semeou 33.671 hectares em uma semana, mais de um terço de tudo que foi plantado desde o início dos trabalhos, encerrando a semana com 82,6% do plantio concluído. Já a Região Central, aparece com 71,9% dos trabalhos finalizados. Todas as informações são apuradas pela Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

 

Nesta safra, a intenção de plantio é de 1.091.401 hectares com o cereal. “Estamos dentro da janela recomendada para uma boa produtividade, então a nossa expectativa é de atingir em torno de 7.500 quilos por hectare. Porém, como temos uma grande área semeada com a cultivar Irga 424 RI-CL – mais de 50% – e que tem um excelente potencial de produtividade, nós ainda poderemos nos surpreender positivamente”, acrescenta o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter