Manhã de Campo para Arroz Irrigado apresenta novidades

 Manhã de Campo para Arroz Irrigado apresenta novidades

Caminhos da produtividade

O evento aconteceu na propriedade do associado João Ronaldo de Souza, em São João do Sul, e reuniu mais de 50 agricultores.

Na última sexta-feira Cooperja e Epagri realizaram, em conjunto, uma manhã de Campo do Arroz Irrigado. O evento aconteceu na propriedade do associado João Ronaldo de Souza, em São João do Sul, e reuniu mais de 50 agricultores. Na programação estavam os temas: Densidade de semeadura X qualidade de sementes; manejo de adubação nitrogenada e; apresentação da nova cultivar Epagri SCS122 Miura.

Segundo o engenheiro agrônomo da Cooperja, Célito Pescador Mezzari, a intenção foi mostrar como os agricultores podem aumentar suas produtividades. “Ou seja, tentamos explicar como é possível produzir mais e assim gerar mais renda ao produtor rural. Para isso indicamos o check list desenvolvido pelo prof. Paulo Zimmer que conta com quatro itens para produzir mais, na mesma área: ter a melhor genética possível; aumentar o número de plantas produtivas por área; explorar a melhor resposta de cada planta e; protegê-las”, destaca o agrônomo.

Um dos produtores que estava presente, e que também teve sua lavoura como modelo por plantar a nova cultivar, Daniel B. De Souza, falou que plantou entorno de 6,5ha do arroz 122 Miura em um total de 75 ha de arroz. “Buscamos melhores tecnologias para maior produtividade e com custo menor. Por isso optamos por plantar a nova cultivar. Além disso, esta é mais resistentes a algumas pragas e doenças. Estou satisfeito com o resultado até aqui. Apesar de ainda não ter iniciado a colheita, já percebemos que teremos uma boa produção”, garante o agricultor.

“Acredito que teremos maior produtividade com essa cultivar”, afirma o produtor Ronaldo de Souza, proprietário da área onde aconteceu o evento. “Em princípio até ficamos em dúvida se plantaríamos ou não, pois estávamos com medo de não chegar a tempo de iniciar o plantio. Mesmo assim acreditamos e esperamos. O resultado está aí. Uma planta de germinou bem, com trinta dias já estava com vigor total e encaixou direito. Vamos aguardar o resultado final, que será na colheita. Foi uma boa ideia trazer essa nova variedade”, declara Souza.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter