Vitrina para o mundo

 Vitrina para o mundo

Rodada de negócios: US$ 10 milhões para movimentar

Expoarroz reúne o mundo dos negócios arrozeiros em Pelotas (RS)
.

O mundo do arroz estará com os olhos voltados para Pelotas (RS) entre os dias 8 e 11 de maio para a Expoarroz 2017. O evento se tornou uma referência na América Latina para negócios na cadeia produtiva e apresenta uma exposição de máquinas, equipamentos, serviços e insumos para o setor orizícola. Além da feira em si, os eventos paralelos constantes da programação ganham especial destaque, como é o caso do Fórum Internacional do Arroz na Segurança Alimentar e a 6ª Rodada Internacional de Negócios, que tem o apoio do projeto Brazilian Rice, da Apex-Brasil e da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e costuma trazer compradores internacionais ao evento.

“O crescimento da Expoarroz é substancial e este formato focado nos negócios, inclusive a exportação, por estarmos tão próximos do Porto de Rio Grande e no maior polo de beneficiamento do país, estabelece uma lógica que atrai muitos expositores e oportunidades comerciais”, explica Fernando Estima, organizador da feira. Nesta edição, sete empresas importadoras internacionais terão representantes na rodada de negócios vindos dos Estados Unidos, Bélgica, Suíça, Gâmbia, Bolívia e um empresário da Nicarágua. A iniciativa faz parte do Projeto Comprador, da Apex-Brasil e Brazilian Rice.

Cerca de 20 indústrias brasileiras e tradings já confirmaram presença e até mesmo exportadores estrangeiros do Paraguai, Argentina e Uruguai com foco no mercado brasileiro estarão na feira. “A expectativa é de uma negociação que gere um movimento de US$ 10 milhões a partir destes encontros. Os negócios poderão ser fechados no ato, mas normalmente apenas são sinalizados e num segundo momento são formalizados, após a feira”, explica Gustavo Ludwig, do Brazilian Rice.

Este formato se mostra positivo para a concretização de vendas, abertura de novos contatos e aproximação com importantes mercados para o arroz brasileiro. Uma das novidades nesta temporada será a presença de vendedores de arroz da Guiana, país sul-americano cuja participação no mercado brasileiro vem aumentando, mas tem foco no Norte/Nordeste do Brasil.

FIQUE DE OLHO
A Confederação de Moinhos Arrozeiros do Mercosul (Conmasur) realizará um encontro como evento paralelo à Expoarroz 2017. A confederação é composta por 59 indústrias arrozeiras do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai e reúne-se para discutir negócios, conjuntura e estratégias comerciais desde 1994. O último encontro foi em fevereiro, em Gramado (RS). O Brasil, no momento, tem a vice-presidência da entidade com o empresário Renato Franzner, da empresa Urbano. Reinerio Franco, do Paraguai, é o presidente.

QUESTÃO BÁSICA
O Sebrae promoverá durante a Expoarroz 2017 uma sessão de negócios. A programação acontece no dia 11 de maio, a partir das 14h30. A metodologia coloca os participantes frente a frente com oportunidades de mercado. A ideia é aproximar empresas com interesses em comum para que conheçam o trabalho uma da outra e possam formar parcerias, além de aumentar as possibilidades de interação comercial. O objetivo é reunir grandes empresas com micro e pequenos empreendedores da área de tecnologia da informação e integrantes de projetos coletivos do Sebrae.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter