Quantidade de sal nos rios pode atrapalhar cultivo em Itajaí

Secretaria de Agricultura e Epagri alertam produtores de Itajaí(SC)
.

 Produtores de arroz irrigado de Itajaí que utilizam águas de rios devem prestar atenção. Devido à longa estiagem, o nível de água dos Rios Itajaí-Açu e Mirim baixou e, com isso, favoreceu a formação de cunhas salinas nesses locais. O Litoral Catarinense também tem sofrido a influência de marés altas, o que ajuda na entrada da água do mar nesses rios.

A Secretaria de Agricultura e Epagri alertam para que produtores de arroz monitorem a qualidade da água utilizada na irrigação do arroz na fase vegetativa devido à sensibilidade do grão.

“A recomendação da Sociedade Sul Brasileira de Arroz Irrigado é que a irrigação deve ser suspensa quando a condutividade elétrica da água atinge valores que podem causar dano à cultura”, comentou a pesquisadora da Epagri, Fabiana Schmidt.

O agricultor pode acompanhar estes dados junto aos técnicos da Epagri ou da Secretaria da Agricultura em Itajaí. A Epagri também oferece o servico de monitoramento da maré ao longo do dia e também a previsão para 1uma semana através desse link.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter