Choro de arrozeiro é justo, diz Conab

 Choro de arrozeiro é justo, diz Conab

Estudo mostra que lavoura orizícola foi deficitária em Cachoeira do Sul na última safra.

 O presidente da União Central de Rizicultores (UCR), Pinto Kochemborger, tem razão quando diz que o arrozeiro de Cachoeira do Sul paga para produzir. Ao menos na safra 2016/2017, a tese dele foi comprovada por estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Conforme a avaliação, Cachoeira teve um índice de 1,02 ao dividir-se os custos operacionais por hectare pela receita bruta por hectare, ou seja, para cada R$ 1,00 recebido por seu produto, o lavoureiro investiu R$ 1,02 na produção.

O estudo foi feito em Cachoeira do Sul e em outros dois municípios gaúchos, Uruguaiana e Pelotas, onde os índices ficaram em 0,96 e 0,93. “Nestes casos houve uma pequena lucratividade, pois quanto mais próximo de zero, melhor o resultado financeiro da lavoura”, destaca o coordenador da pesquisa, o superintendente de agronegócio da Conab, Aroldo Antônio de Oliveira Neto. “O índice 1 significa que a safra teve custos e receitas iguais, sem deixar lucro nem prejuízo”, reforça.

DESEMPENHO
O trabalho da Conab compara as últimas 10 safras e desempenho pior que na safra 2016/2017 a cidade só teve na de 2010/2011, com índice de 1,32, e na de 2006/2007, com 1,19. Nas demais, embora considerado baixo, foi registrado lucro na lavoura arrozeira do município. O estudo da Conab considerou todos os custos médios da lavoura, de produtividade e de preço de venda do arroz.

4 Comentários

  • E a próxima safra será uma incógnita. Já é fato que arrancamos com o plantio com o pior atraso das últimas 8 safras (ZH de hoje), espichando assim o período de entresafra, além de previsivel queda na produtividade. E, dependendo dos favoritos pra eleição de 2018, o dolar pode apresentar surpresas após a proxima colheita.Sds

  • Com esse atraso de plantio já temos prejuizo pelo menos nas variedades de alta producão que tem ciclo mais longo e pelo jeito o El nino ainda não abandonou oRS, provavelmente vá se estender até novembro, isso na melhor das hipóteses. Estamos no ciclo ciclico, onde há episódios de lanina e el nino até a lanina se concretiza.

  • Comentários sobre o arroz em 2018 larguei de mão… Talvez melhore em 2019.. Talvez… Ganhar dinheiro em 2018 esqueçam… Só um milagre !!!

  • Em tempo, o Sr. seu Flavio, não irá ganhar dinheiro em 2018, mas tem muito produtor que vai lavar a égua de ganhar dinheiro em 2018, fale pelos seus. Olho vivo!!!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter