Guiana exporta arroz para Cuba

 Guiana exporta arroz para Cuba

Arroz branco sendo carregado na escotilha do navio para embarque para Cuba

Esta foi a primeira vez em 18 anos que a negociação se confirmou. Foram 7.500 toneladas de arroz branco.

Aproximadamente 7.500 toneladas de arroz branco estão sendo exportadas pela Guiana para Cuba, após um anúncio feito pelo Conselho de Desenvolvimento do Arroz (GRDB) de possíveis exportações para o país caribenho. O Departamento de Informação Pública da Guiana informou que, na segunda-feira, 25 de setembro de 2017, o arroz foi carregado em um navio ancorado em Georgetown. O gerente geral do GRDB, Allison Peters disse que há quase duas décadas que o arroz guianense foi exportado para Cuba pela última vez.

"Este é o primeiro embarque para Cuba desde 1999, quando o grupo MARING de beneficiamento enviou cerca de 400 toneladas de arroz branco ao país do Caribe a um preço de US$ 345 por tonelada", disse Peters.

Representante da empresa cubana ALIMPORT, Reynaldo Aguirre Labora, que está comprando o arroz em nome do governo de Cuba, disse que sempre houve a necessidade de obter arroz de qualidade. Este é um dos principais motivos da compra do arroz da Guiana.

"Nós sempre fazemos propostas, buscamos melhores condições para o arroz, melhor qualidade, então descobrimos que, com alguns exportadores guianenses como Nand Persaud, podemos ter um bom relacionamento razoável com a própria Guiana. É um país caribenho, muito perto de Cuba, por isso é muito conveniente ", disse o representante.Segundo Peters, o GRDB desempenha um papel fundamental na garantia de manutenção da qualidade do produto. "O Conselho de Desenvolvimento do Arroz da Guiana é responsável pela qualidade e também faremos fumigação na carga. Estamos confiantes com os nossos preparativos para que não tenhamos o risco de problemas com o arroz sendo carregado aqui ou à chegada a Cuba", frisa.s

O representante da ALIMPORT disse que é possível esperar mais embarques para a Cuba. "Estamos confiantes de que este será o início de um relacionamento de longa data. Confiamos também no GRDB e eles mostram que são muito sérios em lidar com a qualidade deste embarque ", observou Labora.

O chefe do GRDB concluiu que o acordo é a primeira parte de um contrato existente entre a Guiana e Cuba para o comércio de arroz entre os dois países. "Há um contrato com esta empresa para que o arroz seja enviado para Cuba, então esta é a primeira parte desse contrato e esperamos que outro seja enviado em breve … não só o governo da Guiana faz contratos, mas também investidores privados que estão constantemente à procura de compradores com bons preços para o arroz ".

Esta remessa segue o primeiro embarque de arroz para o México em julho de 2017.

Mais mercados continuam a ser procurados para a exportação de arroz e sementes no futuro próximo.

A produção de arroz em casca na primeira safra de 2017 foi registrada em 518.667 toneladas métricas na Guiana. Prevê-se que a produção local de arroz aumentará 1,3%.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter