Embrapa fala sobre arroz e pecuária no Tocantins

Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, além de Araguaína, recebem os técnicos da Embrapa.

A Embrapa marcará presença no interior do Tocantins em duas oportunidades entre os dias 17 e 19 de outubro: uma capacitação sobre arroz irrigado e um evento técnico sobre pecuária de corte. Em ambos os momentos, pesquisadores e analistas de diferentes unidades da empresa falarão sobre diversos assuntos referentes às duas cadeias produtivas.

Em Lagoa da Confusão, município situado no Oeste tocantinense que se destaca na produção de arroz irrigado, acontecerá o primeiro módulo de capacitação continuada para técnicos e consultores que trabalham com essa cultura no estado. A ideia é que eles possam atuar como multiplicadores, ou seja, ajudem a levar tecnologias em arroz irrigado a produtores e a outros técnicos e consultores.

A capacitação será nos dias 17 (terça-feira) e 18 (quarta) e terá apresentações teóricas e visitas a Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) em dois municípios; além de Lagoa da Confusão, em Formoso do Araguaia, na mesma região. URTs são áreas em propriedades rurais que a Embrapa e parceiros mantêm para servir como modelos para outros produtores. Nessas áreas, são implantadas e conduzidas tecnologias adaptadas à região, normalmente levando a melhorias na produção e na produtividade.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO) está à frente dessa capacitação. Entre os temas a serem abordados, estão utilização de microrganismos benéficos na cultura do arroz e demandas para programação dos próximos módulos. O pesquisador Daniel Fragoso, que atua junto ao núcleo de sistemas agrícolas da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) no estado, é o organizador das duas visitas às URTs.

InterCorte

Já em Araguaína, cidade do Norte do Tocantins conhecida pela produção pecuária, a Embrapa vai participar nos dias 18 (quarta) e 19 (quinta) da InterCorte 2017. É a quarta etapa do evento, que aconteceu neste ano em Cuiabá-MT no mês de março e em Ji-Paraná-RO e em Campo Grande-MS em julho e ainda vai passar por São Paulo em novembro.

O pesquisador Leonardo Moreno, também do núcleo de pesquisas em sistemas agrícolas da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai apresentar palestra com o tema "intensificação da produção em pastagens: conceitos e ferramentas" na tarde do dia 18. No dia seguinte, também à tarde, o pesquisador Antônio Rosa, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), fala sobre "touros melhoradores: garantia de qualidade na produção de bezerros de corte". O pesquisador é ligado ao Geneplus, o Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte.

Além das palestras técnicas, a Embrapa estará presente na área institucional da Intercorte em Araguaína. Pedro Alcântara, que trabalha com transferência de tecnologia na Embrapa Pesca e Aquicultura, estará no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante o evento. Veja mais sobre a participação da Embrapa na InterCorte de Araguaína clicando aqui (vídeo sobre participação junto ao Sebrae) e aqui (vídeo sobre palestra técnica).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter